O Hub de Dados do Recife é uma iniciativa que possibilita a transformação de dados públicos em ferramentas de empoderamento do cidadão, promovendo transparência, inovação aberta e políticas públicas baseadas em evidências.
No entanto, para ampliar seu acesso, é necessário facilitar a participação popular e o entendimento desses dados pela população, além de engajar os cidadãos na utilização dessas informações, para que possam contribuir com soluções para problemas urbanos. O Hacker Cidadão 12.0 busca soluções inovadoras que aprimorem a experiência do usuário, tornando os dados mais acessíveis, interativos e úteis, com o uso de tecnologias como inteligência artificial, paineis dinâmicos, storytelling, chatbot, entre outras.
O Hub de Dados do Recife é uma iniciativa que possibilita a transformação de dados públicos em ferramentas de empoderamento do cidadão, promovendo transparência, inovação aberta e políticas públicas baseadas em evidências.
No entanto, para ampliar seu acesso, é necessário facilitar a participação popular e o entendimento desses dados pela população, além de engajar os cidadãos na utilização dessas informações, para que possam contribuir com soluções para problemas urbanos. O Hacker Cidadão 12.0 busca soluções inovadoras que aprimorem a experiência do usuário, tornando os dados mais acessíveis, interativos e úteis, com o uso de tecnologias como inteligência artificial, paineis dinâmicos, storytelling, chatbot, entre outras.
● Desenvolver soluções que facilitem o acesso e o entendimento dos dados abertos pelo cidadão;
● Criar ferramentas interativas, como paineis, dashboards e visualizações dinâmicas;
● Integrar inteligência para auxiliar na interpretação e no uso dos dados;
● Promover o engajamento cidadão por meio experiências intuitivas;
● Enriquecer o Portal do Hub de Dados com funcionalidades que tornem os dados mais acessíveis e úteis;
● Permitir o cruzamento de dados de forma amigável para o usuário comum.
● Aumento no número de acessos e interações no Portal do Hub de Dados;
● Melhoria na satisfação do usuário (medida por pesquisas ou feedbacks);
● Crescimento no número de visualizações e downloads de conjuntos de dados;
● Número de soluções implementadas que utilizam IA ou ferramentas interativas;
● Engajamento da comunidade em eventos e desafios relacionados aos dados abertos.